Wednesday, September 25, 2013

Terra Santa - Parte 3


Quando eu estava na Europa, alguém me disse que vindo viajar de bicicleta nesta região seria como suicídio. Bem... após seis semanas pedalando na Terra Santa, e mais vivo do que nunca, eu só posso dizer que sinto muito por aqueles que deixam seus medos tirar-lhes a oportunidade de viver algo assim tão fantástico.

A minha única reclamação seria quanto ao calor, mas como eu estava esperando algo ainda pior, posso dizer então que até isso estava OK.

Deixando Jerusalém foi apenas uma pequena pedalada (menos de 10 km) até Belém. A cidade onde o salvador do mundo nasceu. Lá dormi três noites, em um lugar que consegui com religiosos católicos da Argentina.

Eu visitei a Igreja da Natividade, uma igreja ortodoxa construída no local onde, por tradição, acredita-se ser o lugar onde Maria deu à luz Jesus. E também Campo dos Pastores que, mais uma vez por tradição, acredita-se ser o local onde o anjo apareceu aos pastores anunciando o nascimento de Jesus.

Tradição é algo que tem um papel de peso na Terra Santa. Muitas pessoas acreditam cem por cento na autenticidade de todos os lugares que visitam aqui. Como eu já disse, eu quase não acredito em nenhum. O que eu acredito é no que aconteceu e da forma como aconteceu, mas não nos locais onde dizem terem ocorrido. Quando as cidades ou referências geográficas são descritas na Bíblia, eu aceito isso sem nenhum problema. Mas quando as pessoas vão além apontando o dedo para "locais exatos", os visito tomando isso como uma referência ou um lembrete do que é dito ter acontecido lá.

Meu plano original era depois de Belém ir a Betânia ou Ramallah, mas lá eu decidi que eu iria mais ao sul, e visitaria também Hebron, onde está a tumba de Abraão. Esse ao menos é algo que se pode levar a sério, o lugar é mencionado na Bíblia e também é aceito por judeus e muçulmanos. O lugar é compartilhado por ambos os grupos.

No caminho a Hebron eu pude desfrutar da receptividade incrível do povo palestino. Em todo o trajeto as pessoas iam me cumprimentando e me acolhendo calorosamente. Passando por uma cidade não turística, onde  as pessoas não estão acostumadas a ver estrangeiros, eu posso dizer com certeza que nunca viram "coisas" do tipo se movimentando em duas rodas. Para eles era como algo de outro mundo .

Eu estava andando na rua principal e durante todo o tempo as pessoas saiam das lojas, chamavam os outros, apontando para mim, e quando viam minha bandeira do Brasil na parte de trás da minha bicicleta gritavam "Brasil" ou algum nome de jogador brasileiro. As crianças corriam atrás da minha bicicleta ou me esperavam passar perto para baterem na minha mão.

Isso realmente me tocou. O lugar que melhor me recebeu desde o início desta viagem. Incrível povo palestino!

Em Hebron eu dormi em uma escola. Lá eu estava indo visitar apenas o Túmulo dos Patriarcas, mas não tive muita sorte. No dia em que eu fui, estava fechado para as orações muçulmanas e no dia seguinte estava fechado por um feriado especial dos judeus. Então eu visitei o lugar apenas na manhã em que eu já estava saindo da cidade.

De Hebron pedalei cerca de 40 km norte até Betânia (via Jerusalém). Lá, o único lugar para visitar é o túmulo de Lázaro, um lugar que você não pode saber com certeza se é o original, mas visitar Betânia é uma oportunidade para lembrar que aquela é a cidade onde Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro. Algo fantástico para se pensar estando lá.

Dormi duas noites e não encontrando qualquer instituição religiosa que pudesse me hospedar, tive que contar com a hospitalidade de locais, o que não foi nenhum problema. Passei bons momentos com as pessoas que me hospedaram. Novos amigos que eu adorei conhecer, ouvir suas histórias e suas lutas e compartilhar parte do meu mundo.

De Betânia pedalei até Ramallah, capital virtual da Palestina (palestinos também reivindicam Jerusalém como a capital de um futuro estado palestino). Eram cerca de 30 km, mas o que complicou foi a área montanhosa, cheguei tão cansado como se eu tivesse pedalado mais de 100 km.

Dormi três noites em uma escola católica. E já fui até a embaixada jordaniana obter meu visto para a Jordânia. Visitei o túmulo de Yasser Arafat e passei algum tempo andando livremente pelas ruas do centro da cidade.

Lá eu também conheci pessoas interessantes. Entrei em um prédio comercial para perguntar algo em uma loja de computadores. A loja estava fechada, mas um homem do escritório ao lado, que também tinha vindo à loja, quando soube que eu era do Brasil, me convidou para esperar em seu escritório. Ele explicitou seu amor pelo Brasil  onde já esteve,  inclusive em Porto Alegre. Ele imediatamente ligou para seu amigo palestino, um homem de negócios, bem sucedido que mora no Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul, e estava visitando seu pai em Ramallah. Seu amigo veio ao escritório, surpreso ao ouvir sobre o "brasileiro de bicicleta". Com ele eu falei em Português. Conversamos muito, rimos e comemos do banquete improvisado que seu bom amigo nos ofereceu em seu escritório.

Muitas vezes, durante esta viagem eu ouço as pessoas me pedindo para não esquecê-las. Como se isso até fosse possível. Eu já disse aqui que eu não posso escrever sobre tudo, ou todo mundo que eu conheço, mas todos sem exceção, eu levo comigo na memória, nas fotos e na minha bandeira.

Deixando Ramallah segui rumo a minha última parada na Terra Santa: Jericó. Foi uma pedalada agradável, o tempo todo morro abaixo. Jericó está no vale do Jordão, 258 metros abaixo do nível do mar.

Com mais de dez mil anos, Jericó ostenta com orgulho o título de "A cidade mais antiga do mundo". A cidade está bem preparada para receber a enorme quantidade de peregrinos e turistas que a visitam durante o ano todo.

Jericó é mencionadoa na Bíblia muitas vezes. A cidade foi conquistada e destruída por Josué, sucessor de Moisés, como sua primeira batalha durante a conquista de Canaã. Ela também foi cenário do ministério de Jesus.

Dormi 5 noites em Jericó , visitei parte de suas muitas atrações e também pedalei até o Mar Morto (cerca de 15 km) lá como todo mundo, fiquei maravilhado com o efeito "mágico" de suas águas super salinas, onde nunca se afunda, mas se boia o tempo todo, e contente como uma criancinha.

Pedalei na Terra Santa quase sete semanas, e só posso dizer que esta é com certeza a parte mais especial desta viagem. Vou me lembrar para sempre desta experiência incrível, e sempre grato pela oportunidade de ter estado neste lugar maravilhoso.

E hoje é o dia de encerrar este capítulo, eu deixo Jericó rumo à Jordânia, minha próxima etapa no Oriente Médio.

Eu termino este post dizendo que se um dia eu tiver a oportunidade de voltar aqui, espero encontrar uma situação diferente da existente. Espero ver dois povos vivendo livres, em paz, com dignidade e garantindo a seus filhos o direito de sonhar sem nada a temer.

Não importando a que lado eles pertençam.