Friday, May 17, 2013

Wustermark - Alemanha


Embora eu estivesse sonhando com essa viagem há um bom tempo, a preparação não seguiu o entusiasmo. Como uma pessoa não muito organizada, deixei muitas coisas a serem feitas nas últimas semanas, dias e horas e paguei um preço por isso.

Os dias que precederam minha partida foram de correria, cheios de tensão e com uma mistura de sentimentos: tristeza pelas despedidas das pessoas que fizeram parte da minha vida na Holanda durante tanto tempo, as incertezas de uma viagem como essa e coisas que, na última hora, não saíram como planejadas.

No entanto, na quarta-feira, dia 08 de maio, o grande dia tinha chegado e era hora de esquecer os problemas e saltar rumo ao meu sonho.

Acordei às 04:00 da manhã, às 05:40 peguei o trem de Purmerend para Amsterdam. Cheguei a Amsterdam às 06:15 e levei uns 10 minutos da estação central até o parque Vondelpark. No Vondelpark, zerei meu odômetro e oficialmente iniciei a viagem. Voltei até a central, atualizei meu Facebook e esse blog e, às 08:45 eu estava deixando Amsterdam.

O sentimento era fantástico. Eu estava tão feliz e quase não acreditava que após tanto tempo isso estava mesmo acontecendo. Perto da área de Purmerend percebi que a paisagem, que havia se tornado algo tão normal, era agora uma especial parte de minha viagem. Dei um baita de um grito, celebrando aquele momento e um homem que passeava com o cachorro olhou pra trás para ver o que era aquele ato de loucura. Quando passei por ele apenas disse: "É o meu primeiro dia", o homem riu.

O tempo realmente ajudou. Não havia quase sol, nenhuma chuva e o vento estava a favor o tempo todo.

Foi uma pedalada tranquila até Den Oever, a cidade onde passei minha primeira noite (num Bed and Breakfast). Os únicos problemas que tive foram frutos de minha própria estupidez. O primeiro foi que eu consegui quebrar minha bicicleta no primeiro dia da viagem (sim, no primeiro dia!!!!)

Eu estava numa estrada bem tranquila sem nenhum carro, então comecei a checar informações extras no meu GPS. De repente senti o bruto impacto da colisão. Algo que estava justo na minha frente (Sim, na minha frente!!!!!)

A principio pensei que estava tudo bem, mas depois em Den Oever percebi que a área que une o guidão e a roda dianteira estava danificada. E o segundo problema foi eu ter esquecido o cabo do laptop.

O dia seguinte era feriado na Holanda, então não poderia encontrar nenhuma loja de bicicleta aberta. De qualquer forma decidi pedalar até Groningen, a maior cidade da região, onde, no dia seguinte, poderia arrumar a bicicleta ou até encontrar peças, se fosse necessário.

Cruzei o dique Afsluitdijk com a gentil ajuda do vento. Bem diferente do ano passado, quando estava indo pra Harlingen e tive que enfrentar um grande temporal durante minha travessia, não conseguindo pedalar mais do que 7 km/h, e a travessia, que geralmente dura 1 hora ou 1 hora e meia, levou 4 ou 5 horas. Mas desta vez tudo na paz.

E mesmo com minha bicicleta quebrada consegui pedalar em torno de 120 km e acampar perto de Groningen. No dia seguinte, resolvi todos os meus problemas: consegui arrumar a bicicleta (eles arrumaram tudo, mas só me cobraram um parafuso: €3), comprei um novo cabo pro meu laptop e 12:30 já estava a caminho da Alemanha.

Atravessei a fronteira cerca de 17:00, e antes de atravessar acabou a bateria do meu GPS, então eu não sabia se estava ainda na Holanda ou já na Alemanha. Tenho certeza de que na estrada para carros há placas indicando a fronteira, mas o caminho de bicicletas estava separado dos carros por fazendas, por isso não vi nenhuma, e como é uma área rural é difícil saber.

Soube que já não estava mais na Holanda quando comecei a pedir Informação e não conseguia encontrar alguém que falasse inglês, então tive que parar num bar, recarregar meu GPS e pedalar até Leer, onde dormi minha primeira noite na Alemanha.

Em Leer meu anfitrião foi o Markus, um membro do CouchSurfing que me recebeu em seu apartamento por uma noite. A propósito, eu acho fantástico a idéia do CouchSurfing, e durante minha viagem serei um membro bem ativo do site (Se você não sabe o que é o CouchSurfing click aqui)

No dia seguinte pedalei de Leer até uma vila chamada Wüsting, parte da cidade de Oldenburg, onde permaneci o final de semana com Suzanne, também uma nova amiga do CouchSurfing. De lá, pedalei até Rotenburg, onde dormi uma noite numa “vila” (casa) enorme cheia de quartos e jardins de um pessoal muito gente boa. Cheguei a Uelzen sem um lugar pra dormir, a pessoa que iria me hospedar teve que declinar. Eu estava tão cansado para acampar, mas esta seria a opção, não fosse pelo nobre coração do pessoal de uma igreja Luterana, no centro da cidade, que me providenciaram um quarto para passar a noite.

Hoje estou dormindo numa vila chamada Wustermark, no apartamento de um casal super simpático, sou o primeiro hospede do CouchSurfing a passar por aqui, disseram ter ficado surpresos quando enviei a solicitação, já que é uma vila pequena e não muito longe de Berlin. O rapaz já morou no Brasil e ainda fala português (de gringo), eles têm uma TV fantástica, a maior e melhor TV que já vi na vida. Fomos dormir às 02:30 da manhã, depois de tanto conversar e fuçar na TV.

Então era isso. Por agora só posso dizer que estou feliz, empolgado e esperando o que vem pela frente.

Abraço a todos e até mais..