Wednesday, May 22, 2013

Berlin - Alemanha

Quando comecei planejar a rota dessa viagem, Berlin não estava incluída. Eu passaria pela Alemanha, mas apenas no Sul, a caminho da Itália. No entanto, as coisas começaram a mudar quando alguns amigos me contaram sobre sua visita a Berlin. Como alguém que realmente gosta de história, não foi necessário ouvir muito para decidir que eu iria a Berlin. Primeiro porque iria adicionar apenas algumas semanas a minha viagem, e segundo porque é uma experiencia para toda vida.

Hoje digo que estou muito feliz por tal mudança. Ter visitado Berlin é algo que lembrarei sempre como uma boa experiência.

A cidade não tem o glamour de Paris ou o charme de Amsterdam, mas é uma cidade com personalidade forte, e é claro, traços de história em todo lugar.

De Wustermark até Berlin eram menos de 40 km, então saí depois do meio dia e cheguei a Berlin ainda à tarde.

Minha primeira impressão da cidade foi de que é muito maior que Amsterdam e as pessoas andam em suas bicicletas muito mais apressadas. Acho que por conta das pistas de bicicleta não serem largas o suficiente e haver algumas pessoas tentando me ultrapassar, o mais rápido que pudessem, eu consegui levar um tombo nas minhas primeiras horas pedalando pela cidade (como vocês podem ver, eu tenho um problema com primeiros dias). Felizmente nada sério e sem nenhum dano.

Dormi 5 noites em Berlin, duas no lado ocidental e 3 no lado oriental. No lado Ocidental minha anfitriã foi uma simpática senhora, que morou em Berlin Oriental durante a ocupação Soviética. Ela sempre tinha algo de interessante para contar, especialmente quando era algo relacionado ao que eu estava mais interessado em ouvir: o muro e a vida no lado oriental.

No dia em que cheguei, fomos comer pizza com seu ex-genro, que veio do País de Gales visitar a filha na cidade. E no dia seguinte fui visitar seu outro genro, um brasileiro que vive há mais de 20 anos na Alemanha. Com ele e sua esposa fui conferir o Carnaval das Culturas em Berlin. Estava esperando encontrar uma grande festa, mas estava chovendo e por conta disso foi um pouco frustrante.

No dia seguinte tive minha melhor experiência em Berlin: um tour guiado, caminhado, que durou 4 horas. A principio pensei que seria cansativo e chato, mas nada disso, as 4 horas, com pausa para o almoço no meio, passaram voando.

Só posso dizer que esta foi a melhor e mais fantástica aula de História que tive na vida. O tour começou na Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional) dizendo como Berlin, quase da noite pro dia, veio de ser uma cidade provinciana a uma capital imperial.

Andando pelos locais mais importantes da cidade, tivemos uma vista cronológica da história de Berlin, com a maior parte do tempo sendo dedicado às guerras e à ocupação Soviética.

Os três lugares mais impressionantes em que estivemos foram o local onde era o bunker subterrâneo do Hittler, onde ele cometeu suicídio (hoje um estacionamento residencial), o muro de Berlin que, durante a guerra fria, separou a cidade em duas, e o Memorial aos Judeus Mortos da Europa.

Acho que em 4 horas aprendi mais sobre a Alemanha e Berlin do que em toda minha vida, e entendi coisas que nunca tinha conseguido entender antes, especialmente sobre a divisão da Alemanha e a divisão de Berlin, e muitos outros detalhes, que apenas em circunstâncias como essas pude ouvir a respeito.

No dia seguinte fui ao meu outro grande compromisso na cidade: ver Nefertiti, a rainha egípcia. Um busto de 3.300 anos que é a “Mona Lisa” do museu Neues. Seu nome significa “A mais bela chegou”, e eu preciso dizer que para uma senhora de 3.300 anos, ela está realmente em boa forma.

Embora eu estivesse realizado em poder contemplar tal obra prima, e aproveitei cada minuto que passei ao redor do busto (é cercado por um vidro de proteção) sou um forte apoiador da causa egípcia, que por muitos anos tem tentado tê-la devolvida ao Egito.

Entendo que não apenas a Alemanha, mas muitos outros países, adquiriram “legalmente” milhares de peças que foram descobertas nos últimos séculos, em escavações patrocinadas por mercadores privados, no entanto isso não muda o fato de que esses são tesouros milenares que pertencem ao Egito.

Mas fiquei muito contente de ter tido a oportunidade de ver a bela rainha, assim como ter aproveitado meu tempo em Berlin.

Ontem tirei o dia para relaxar e tratar de algumas coisas chatas da viagem, como números, rotas e coisas do tipo. Mas definitivamente, nada de pedaladas ou caminhadas. Ainda sinto um pouco de dor nas pernas pelo fato de ter começado de forma muito dura meus primeiros dias. Pedalei de Amsterdam até aqui muito rápido, e as 4 horas de caminhada não fizeram nada pra melhorar a situação. Então agora alcançarei minha próxima parada em um pouco mais de tempo.

Até agora minha bicicleta se encaminhava sempre pro leste, hoje (22/05) estou deixando Berlin, meu mapa muda de direção e viajo apenas pro sul.

Então se embora queimar mais umas milhas..